A proposta do concurso era criar um Jardim de Infância que pudesse atender o maior número possível de crianças, com idades entre 2 e 5 anos, em um bairro carente de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, a partir de uma iniciativa beneficente promovida pelo Teto e Archsharing.
O escopo englobava reformar uma escola abandonada e propor uma extensão de 100 m² construídos a partir das capacidades dos voluntários do Teto. Dessa maneira, a premissa do projeto foi utilizar as estruturas existentes em seu máximo potencial construtivo e vocação como instrumento educacional.
Na primeira fase, antes da troca dos dentes, a criança, de certa forma, é, em sua totalidade, um órgão sensório. - Rudolf Steiner
Em termos práticos, as salas de aula existentes tiveram sua distribuição racional mantida para serem utilizadas como um programa mais fixo e técnico, contendo banheiros, refeitório e salas de aula expositiva etc. A quadra esportiva existente, com pouco valor aparente, passa a ser o ator central do projeto. Seu teto e piso estão em boas condições, sendo a única grande área coberta não segregada. Ela apresenta uma oportunidade para construir, em uma obra inteiramente seca a partir de móveis e divisórias, espaços com várias formas, texturas, cores e programas, estimulando os sentidos das crianças e tornando sua rotina interessante e divertida, proporcionando flexibilidade para diferentes atividades.
Os espaços descobertos ao redor das construções existentes passam a configurar pátios, que permitem que as crianças olhem para fora através de um muro vazado e tenham a percepção do mundo exterior. Carteiro, caminhão de lixo e pedestres; a vida diária torna-se parte do crescimento das crianças.
Dessa maneira, a intervenção consiste apenas em uma renovação. A quadra poliesportiva e seus 700 m² passam a fazer parte da creche, evitando uma nova expansão. O orçamento do que seria a cobertura, a fundação e o piso da expansão servirá para financiar mais divisórias e mobiliários para o espaço educacional central, livre, alterável, flexível, simples, mas diverso: uma praça educacional.
Projeto e texto por
Dezembro Arquitetos (Thiago Santana Maurelio e Marcos Bresser Pereira Epperlein)
Daniel Zahoul Machado
Fábio Carneiro
Pedro Petry Franceschini Freire
Bibliografia
STEINER, Rudolf. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. Editora Antroposófica Ltda. Tradução Maria do Carmo Sousa Filardo Lauretti. 2013.
Saiba mais sobre a proposta e sobre os demais premiados no site oficial do concurso.